quarta-feira, 3 de novembro de 2010

005 - Ultimos detalhes...

Quase um mês depois, aqui estou novamente. Dessa vez pra atualizar os últimos detalhes antes do início da construção.

Através do fórum da Revista Náutica, foi possível obter infomações muito relevantes direto com o Jorge Nasseh - o Guru da construção naval brasileira - pessoa super bacana que prontamente me orientou com relação às possíveis alterações no projeto. link do tópico no forum.
Além disso, fiz contatos com outros construtores que a todo momento temos trocado informações interesssantes.

Os objetivos das alterações no projeto original são os seguinte:
- Dar aparência de uma pequena lancha, ao cobrir toda a madeira com fibra-de-vidro;
- Reduzir o peso para aproximadamente 120Kg já que na construção em madeira pode chegar a 400Kg.
- Arredondar a quina que fica em contato com a água para diminuir o arrasto. A forma arredondada também aumenta velocidade, já que diminui o arrasto e assim contribui para diminuir o risco de possíveis desgastes e problemas com entrada de água na madeira pelas quinas.

Aproveitei este primeiro momento para conversar com madeireiros e fazer também o levantamento das ferramentas que vamos precisar no início da construção:
- Furadeira
- Serra tico-tico
- Martelo
- Mangueira de nível
- prumo
- Serrote
- Arco de serra
- Chave de fenda em vários tamanhos
- Lápis de marcineiro
- Estilete, entre outras.

Imagem de um barco em que foi seguido a fundo o projeto da FAO. 
 fonte: forum.woodenboat.com/showthread.php?80503-FAO-Fisheries-boat-designs-øyvind-Gulbrandsen

Consegui um outro material da FAO que é um projeto específico para construção de barcos em fibreglass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário